Samhain 2019


Samhain é quando o véu entre os dois mundos (espiritual e material) deixa de existir. É um festival celta que marca a entrada do Inverno e o início dos trabalhos com o elemento fogo.
Este festival é conhecido popularmente como Halloween, mas é também conhecido como Ano Novo Bruxo pois marca o início de um novo ciclo que começa com os dias mais curtos e noites mais longas.
Neste festival comemora-se também o fim das colheita, onde as maçãs, as abóboras e os milhos são os grandes representantes. Por isso é muito comum nesta época comer tortas de maçãs, bolos de maçãs, tomar ponche, comer tortas ou tomar caldos de abóboras. É época de sentir gratidão pela colheita que abastece nossas casas e também agradecer a sabedoria adquirida pelos ensinamentos dos nossos ancestrais.
O festivais pagãos nunca deixaram de existir entre os povos descendentes dos celtas, saxões ou vikings. Por isso, até mesmo hoje em dia com o 'cristianismo' as festividades ainda existem.

É uma época muito ligada ao elemento fogo, pois este é responsável por aquecer as casas durante o severo Inverno. O fogo era sempre mantido com a ajuda de velas, fogueiras e lareiras (hoje em dia). Muitos rituais são associados ao fogo nesta época bem como pular a fogueira.
Também é feito um Jack O´Lantern (cabeça de abóbora) pra ser colocado nas portas e janelas de casa e isso é mantido até hoje. A vela acesa dentro da abóbora serve como guia pra iluminar o caminho do familiar que você quer que o visite na sua casa, enquanto que a carinha 'feia' da abóbora serve pra afastar espíritos indesejados do local.

Tudo é naturalmente mágico e faz parte das crenças de nossos antepassados que são muitos, pois somos filhos de muitos pais e de muitas mães nesta Terra.
Estamos intrinsecamente ligados uns aos outros: encarnados, desencarnados e os que habitam orbes distantes.
Pensar que viemos do mesmo lugar e que somos feitos da mesma energia toma o coração com um sentimento de fraternidade e de um amor real pela humanidade.
Gratidão é a palavra chave deste festival. 
Essa gratidão genuína por tudo o que já nascemos sabendo pois trouxemos de outras experiências encarnatória e por tudo o que aprendemos nesta.

Você é feito de luz e sombra, portanto não precisa ter medo de nenhuma delas. O conceito de BEM e MAL está nas nossas cabeças e não na existência. Pra existência TUDO é a mesma coisa.

♬♪♩ The Mystic´s Dream - Loreena Mckennitt


photos/ Patrick and me 






Comentários