Essence

 


Eu havia me esquecido de postar estas fotografias da última sexta-feira. Então elas vão servir de ilustração pra tudo que ando pensando e sentindo hoje...

Estive pensando o dia inteiro: será que as pessoas têm noção da mudança delas? 

Não, não estou falando de mudanças boas; estou falando de quando elas mudam pra pior e acreditam que mudaram pra melhor? Vocês conseguem me entender? Ao longo da minha vida o que mais fiz foi observar pessoas - algumas eu sinto exatamente o mesmo sentimento da infância: amor, respeito e amizade. E descobri que sou capaz de sentir este mesmo sentimento a décadas por estas pessoas, porque elas não mudaram a ESSÊNCIA delas e sendo assim elas não mudaram comigo.

Sabe, a Vida de ninguém é igual como na época em que as conhecemos.; seja com 5 anos, 10, 15, 20, 30 ou 40. As pessoas crescem em todo sentido da palavra (ou não). O fato de um amigo não ter se casado, ou não ter filhos, ou não ter aberto uma empresa, ou não ter feito uma faculdade, ou ter se assumido gay, não faz dele menos amigo meu do que deveria ser. Eu jamais julguei pessoas por este tipo de coisa superficial e que faz parte das escolhas de cada um.

Esta última semana e principalmente hoje, pensei nas pessoas que mudaram a ESSÊNCIA delas em nome de nada, só pra dizer que "estão melhores hoje". Desculpa mas eu não acho. É sentir saudade de uma amiga que depois que teve filhos não consegue manter a mesma amizade comigo pois eu escolhi não ter. É sentir saudade de uma irmã que eu acreditava que tinha, mas que a últimas lembranças boas são de 20 anos atrás. É abraçar uma prima e não sentir ela no abraço, pois a religião dela a fez acreditar que de alguma forma ela é melhor que as outras pessoas...

Esta semana que passou eu tive meu momento com minhas amigas Gil e Raquel aqui em casa e elas estão melhores em essência. A alguns dias atrás eu conversei com minha amiga Gi que estava passando por um mal momento, e o amor que senti por ela foi o mesmo de quando ouvíamos Guns n´Roses fazendo as vezes de "adolescentes revoltadas". E hoje encontrei minha outra amiga Eliane com a filhinha dela e o amor é exatamente o mesmo de quando ela sabia onde eu morava e entendia a minha vergonha. Eu vivi uma vida com estas pessoas - algumas muito mais e outras menos. Mas a essência delas é a mesma que me fez amá-las. Elas não saem por aí dizendo que são melhores hoje em dia - apenas vivem. 

O que eu quero dizer com tudo isso: como é triste sentir falta de pessoas que estão vivas, mas que são outras pessoas. As vezes eu tenho a impressão cinematográfica, de que estas  almas que habitaram estes corpos se perderam em algum lugar e colocaram pessoas estranhas que não me reconhece e que não as reconheço. Enquanto isso, eu conheço pessoas que tinham TUDO pra se perder na Vida, principalmente pelo uso de drogas; mas quando chego perto é a MESMA COISA! A mesma essência! A pessoa está alí, a mesma incrível pessoa - apenas fazendo escolhas erradas.

Como pode tudo isso?

Eu queria muito que desse tempo destas mesmas pessoas aprenderem que a vida passa rápido e que matar a própria essência em nome de superficialidades, religião, dinheiro, casamento ou revolta com passado NÃO LEVA NINGUÉM A NADA. Estas mesmas pessoas pregam a felicidade, mas eu não consigo ver nada - apenas o vazio que elas deixaram.

Obrigada por ler...

♪♬ Forgiven - Alanis Morissette







photos/ Patrick

Comentários