Theatro Municipal de São Paulo

Nossa...três dias longe do meu blog me deixa cheia de saudades,este outfit é dedicado a um dos meus lugares favoritos desta cidade.Enquanto a maioria do mortais brasileiros estão ansiosos com o Dia dos Namorados (hoje),estou desde quinta-feira ansiosa com a reabertura ao público do Theatro Municipal!!
Me lembro da primeira vez em que vi o Theatro Municipal,eu tinha apenas 7 anos e meu pai havia me levado para mostrar o Centro desta imensa cidade que eu tanto amo.Lá estava o Theatro com sua presença imponente,em frente as lojas de departamento Mappin.O Theatro me fazia pensar em outras épocas,mas eu era apenas uma criança,não imaginava  que depois de muitos anos eu iria querer saber de onde veio toda aquela imponência neoclassica,com cara de outro século.Na verdade  o Theatro daqui,foi inspirado no Opera de Paris,a cidade que havia nascido com o enriquecimento a base do café,merecia ganhar um Teatro a sua altura,pois São Paulo estava em ascenção,seria notório com a presença do Theatro,estimular o consumo,o turismo,e mostrar que uma metrópole ainda jovem,ganhava força.Assim a cidade cresceu pelas mãos não só de brasileiros,mas de imigrantes do mundo todo,e cada um trazendo consigo a sabedoria de outras terras,São Paulo cresceu por conta da generosidade de várias cabeças pensantes de sua época,tornando assim a cidade multicultural que é,com arte neoclássica,barroca,gótica e moderna...todas dividindo o mesmo espaço em plena harmonia,e não é a toa que ganhou 24 horas de cultura,o evento Virada Cultural atrai moradores daqui e e de outros estados.Na noite de 12 de setembro de 1911,a cidade inaugurava seu Theatro Municipal,e nascia alí, naquela noite,seu primeiro congestionamento.Neste domingo (12-06-2011) depois de três longos anos de restauração,ele reabre suas portas com todos os ingressos esgotados,para a primeira apresentação em pleno Dia dos Namorados.E apesar de eu não ser uma das pessoas que vai assistir sua reinauguração,hoje fiquei muito,mas muito feliz só em saber que logo  haverá  a apresentação de As Valquírias de Wagner,uma das minhas operas favoritas,e eu vou assistir!! \o/
Algumas coisas em 100 anos não mudaram nesta cidade,o Municipal resgata sua importância de outro século,São Paulo continua com um dos maiores índices de trânsito no mundo e a cidade que nunca dorme, se em outro século enriqueceu e cresceu a  base do café,hoje é este mesmo café que nos mantém acordados..heheh,para trabalhar,estudar e se divertir.
Quanto ao Theatro eu imaginava que ele iria reabrir,em setembro em seu primeiro centenário,mas como vai reabrir neste domingo (12-06-2011),resolvi postar aqui alguns dos programas originais da época,eles estavam expostos no Shopping Ligth,na Exposição Comemorativa do Primeiro Centenário do Theatro Municipal,e claro eu fotografei todos os programas,me lembro de um senhor que se aproximou de mim enquanto eu fazia as fotos,e ele dizia: " você viu,tem um programa feito por Volpi!".
A última vez que me lembro de uma apresentação no Theatro,se eu não me engano foi no fim de ano de 2004,não me lembro ao certo...a peça em cartaz era João e Maria,um dos meus contos de fadas favorito!
O Theatro agora está recebendo contatos do Brasil e de todo o mundo,pois todos estão querendo se apresentar nele.E  depois de 100 anos,ele mostra a mesma imponência do primeiro dia,afinal de contas 100 anos são só números.
Ah,sem esquecer que no ano que vem,outro lugar que eu amo,vai completar 100 anos de existência...o Mosteiro de São Bento!!!
Beijo e até amanhã!!
 A primeira noite de gala de São Paulo.
Esta fotografia foi feita,em 2009 em janeiro,um pouco antes do Theatro entrar em reforma,este foi um lindo sábado em que eu,minhas irmãs e meus irmãos saímos para nos divertir e fazer fotografias.Aqui são minhas irmãs,tão fãs do Theatro quanto eu!!
Esta fotografia faz parte do meu acervo de fotografias que já fiz desta cidade,esta é deste ano,quando fotografei para o post Paradise City,no aniversário de São Paulo!
Aqui o Theatro na Virada Cultural deste ano!!
 Estas fotografias fiz há alguns meses atrás,eu não resisto e sempre acabo fazendo alguma foto dele!
Follow Maison de Milla
                                                                       

Comentários

  1. Oi! Adorei as fotos! Esse Teatro é muito bonito. Nós temos um assim do género em Lisboa e também é muito antigo. Adoro ir ao Teatro e amo edifícios antigos e com história.
    bjos grandes! :)

    ResponderExcluir
  2. Bom dia.

    Por favor, você tem o programa original da inauguração do Theatro Municipal de São Paulo?

    ResponderExcluir

Postar um comentário