El Día de Los Muertos

Na minha vida, o Dia dos Mortos nunca mais será só um feriado. Justamente no dia 02/11 é dia em que se faz aniversário da morte do meu irmão. E hoje faz 1 e 10 meses de sua morte.
Toda vez que visitei o túmulo do meu irmão, eu sai muito estranha do cemitério. Com uma sensação que já busquei explicação dentro de mim, mas não consigo definir.
Eu definitivamente não tenho taaaantos problemas em lidar com a morte, pois tive que aprender a lidar com perdas desde muito pequena - com a morte do meu tio, pai, amigas, minha avó e depois meu irmão eu tive que ver a morte bem diante dos meus olhos.

Tenho uma visão muito esclarecida da Vida e sempre foi assim. Mas toda vez que eu vou ao túmulo dele, saio de lá com uma sensação de como se alguém estivesse me sufocando.
Como se me faltasse o ar...é estranho.
Acredito demais nos laços de sangue e de amizade. Meu irmão sempre será meu irmão e meu amigo.
O Amor só cresce depois da morte e o desejo de um reencontro também.

O Brasil e o México são alguns dos países que tratam seus mortos da forma mais correta e natural possível.
O costume de enterrar a maioria dos corpos sem nenhum tipo de conservante, embalsamamento ou cremação é absolutamente natural, mas infelizmente muitos outros países não adotam esta postura. 
"Do pó viemos e a ele voltaremos!!"
Voltar a terra é uma maneira de anular todas as energias geradas pelo corpo em vida e a ideia de virar fertilizante de árvore muito me agrada - pois as amo!

Fiz esta maquiagem de caveira mexicana pra representar este modo leve de encarar a morte assim como os mexicanos - sem drama. Afinal a Vida continua PRA SEMPRE - doa a quem doer.


♪ ♫ ♪ Diamond Eyes - Deftones


Comentários