My Favorite Place

 


O Meu Lugar Favorito

Se tem uma pessoa que pode escrever algo sobre o Parque do Carmo, esta pessoa sou eu. Eu frequento o Parque do Carmo desde os meus 5 anos de idade, quando meu pai levava eu e minha irmã.

Eu estou com 42 anos, o que leva a uma conta de 37 anos frequentando este paraíso em forma de Parque. Ele é um dos meus lugares favoritos pra sempre e afirmo que 90% dos meus posts no meio da Natureza que aparecem aqui no blog, são de fotografias feitas nele. Porém o que eu vi na última sexta-feira me deixou extremamente triste...

Já tenho observado que ao lado de fora, muitas grades do Parque do Carmo estão sendo arrancadas e moradores de rua estão invadindo a mata pra fazer morada. Muitos destes lugares nos últimos 2 anos, tem aparecido queimados por causa das fogueiras que estes indivíduos fazem na mata. Como se acender fogueira no mato, fosse a coisa mais natural do mundo. É fácil reconhecer a presença de gente na mata: pela presença de lixo. Eles deixam rastros de lixo que começa na calçada e segue pela mata a dentro, isso tem me revoltado pois parece que estão fazendo vistas grossa pra tal fato.

Mas o motivo da minha tristeza por incrível que parece - é outro. Ao andar no famoso Bosque das Cerejeiras, observamos que uma determinada área que era cheia de lindos pinheiros, está ficando desmatada. Estão tirando estes pinheiros e talvez seja pra plantar mais cerejeiras na tentativa de aumentar o bosque. O que há de mais lindo neste Parque, é justamente a diversidade de fauna e flora dele. 

E eu sou uma apaixonada por todos os tipos de pinheiros e por isso me chamou atenção a ausência deles. Eu não ando gostando nada do caminhar de algumas coisas e espero de verdade que o Parque do Carmo volte a ser como ele sempre foi - uma reserva de tudo que é indo e natural.

Estas fotografias foram da florada das cerejeiras deste ano. Como de costume, faço fotografias delas desde 2010. Como frequentadora assídua do Parque do Carmo e uma observadora nata de toda a Natureza, eu sei quando há árvores novas, assim como já presenciei alguns desmates. Até 2010 havia uma certa área que tinha árvores maravilhosas com folhas imensas. Um belo dia não havia mais estas árvores (eu tenho fotografias entre elas). Até hoje não entendi o motivo do desmate, se aquela área desmatada continua lá - sem nada. A impressão que dá é que arrancam por arrancar.

Eu espero ainda encontrar as árvores que amo dentro do Bosque das Cerejeiras. Não há somente cerejeiras lá. Há araucárias, ypê rosa, ypê amarelo, pinheiros e algumas árvores que formam um caminho dourado durante o Outono. Vou orar pelo Parque do Carmo (como sempre orei), pra que ele encontre seres humanos mais gentis com ele.

Eu amo tanto este lugar, que já perdi as contas de quantas e quantas vezes eu disse que se fosse milionária compraria ele...













photos/ Patrick and me

Comentários