Impressionism - Paris and Modernity - Museé d´Orsay


Olá fashionistas e admiradores de Arte.Na última quarta-feira,eu estive no CCBB (Centro Cultural Banco do Brasil),e foi uma noite memorável,porque realizei um sonho antigo de ver obras de Arte do Impressionismo sem precisar ir a Paris para isso.O meu primeiro contato e Amor pela Arte começou na adolescência quando vi em um livro de literatura,uma fotografia da obra O Lago das Ninfeias de Monet,me lembro de ficar impressionada com as cores,luz e beleza.Me lembro de ter pesquisado mais sobre o Impressionismo,e depois de ler muito a respeito,comecei a me interessar por História da Arte,e desde então isso faz parte da minha vida.A Arte é tão importante para mim,como o ar que respiro,é nela que sempre busco inspiração para outras áreas da minha vida,e para a Vida.Eu já fiz roupas inspiradas em obras que amo,e este ano me foquei muito em fotografias que representassem a grandeza da natureza diante do ser humano.Eu jamais teria esta visão na Moda ou na Fotografia,senão fosse pela Arte,sobretudo com o Impressionismo a tantos anos atrás.
Monet foi o primeiro artista a abrir meus olhos para o fabuloso mundo da História da Arte,hoje eu não conseguiria escrever ou dizer quais são os meus artistas favoritos,e não estou me referindo só ao Impressionismo,mas a artistas de todos os períodos da História da Arte.
A emoção de estar diante de uma obra que até então eu só havia visto por livros de Arte,é indescritível.Ao entrar na primeira sala da Exposição Paris e a Modernidade,o meu sorriso estampado no rosto,era como de uma criança quando ganha um presente.Parece que somente nestas horas toda a minha existência faz sentido.É como se no decorrer dos dias sem muita graça,a Vida me ofertasse um presente,e me sinto profundamente feliz.Eu já comentei aqui,que nada me deixa mais feliz do que estar em lugares antigos e com histórias para contar,obras de Arte,shows das minhas bandas favoritas e passear por uma bela floresta...ahhhhh,a vida faz todo sentido nesta hora!!
A primeira obra que avistei foi um Tissot,pensei :" começamos muito bem!",O Baile de James  Tissot 1878,lindo e apenas a alguns centímetros dos meus olhos.Eu não via a hora de ver de perto um Degás um dos meus grandes favoritos,principalmente por ele retratar o que acontecia nos bastidores dos balés nos grandes teatros.Quando me deparei com Dançarinas Subindo Uma Escada 1886-1890 de Edgar Degás,fiquei sorrindo como uma boba com o nível de detalhes,e em imaginar como ele conseguia retratar tudo o que ele via enquanto ficava escondido atrás de uma parede qualquer,observando todos os detalhes do que ocorre por trás da cortina de uma grande Balet.Outro que eu sou fascinada é Toulouse Lautreé,quando vi de perto Mulher com Boá Preto,eu sei que são universos muito distantes,mas sempre achei Toulouse um pouco parecido com Goya,eles tem um traço sombrio da qual muito me agrada,eu fiz uma camisa este ano inspirada em uma obra de Goya,mas isso é outra história.Depois vi A Mulher de Luvas 1890 de Toulouse Lautrée.A obra O Sena e Notre Dame de Jongkind 1864 é linda vista de longe e de perto o nível de detalhes confudem o olhar.
Todas as obras refletem o olhar dos artistas diante do crescimento de uma Paris que não era mais a mesma,e ganhava status a cada dia,onde o urbanismo era o principal tema para quase todas as pinturas da época.Registrar aquele momento de crescimento,foi primordial para a história mundial e sobretudo a história de Paris.A velha Paris,não construiu o que é hoje,da noite para o dia,por ela passaram artistas e boêmios,que contruíram com suas histórias e arte a Paris que conhecemos,a base de revoluções e mudanças constantes.Não muito diferente de hoje,a Paris de 2012 ainda é a cidade Luz,da modernidade,onde ainda "dita" as regras da etiqueta,do bom comportamento,da Moda,e da Arte.
A obra A Saint-Lazade Station 1877 de Claude Monet,é maravilhosa e grandiosa de perto,e retrata uma Paris apressada e a todo vapor.Há também um portrait de Paul Cezánne 1875 onde o olhar dele é definido assim: "grandeza,incorruptibilidade desse olhar imparcial".
Há uma obra que também é uma das minhas favoritas A Manhã de Theodore Rousseau,eu que usava a paisagem como tema maior com cores claras e luminosas,que é algo que também busco em algumas fotografias minhas.E o que escrever sobre Pissarro? Manet?Renoir? Maurice Denis? Émile Bernad? Van Gogh? Coubert? e tantos outros?! A obra A Família Duborg de 1878 mexe profundamente comigo.
Eu ainda estou em êxtase só em lembrar de tudo,de Moças ao Piano 1892 de Renoir com cores claras e adocicadas e do incrível e grandioso O Tocador de Pifano de Manet que é o grande representante desta Exposição - já na entrada do CCBB.Mas é claro que eu tenho que escrever sobre a minha emoção maior,quando me deparei com O Lago das Ninfeias de Monet 1899,conhecido carinhosamente como 'a harmonia dos verdes',eu simplesmente tive vontade de 'agarrar' aquela moldura e abraçá-la com todo o Amor do mundo.Eu simplesmente não conseguia acreditar que estava diante da obra que mudou a minha vida,que fez com que eu amasse arte,e escolhesse viver dela,daquele dia em diante.O sentimento diante da obra era de pura gratidão,é como se depois de 18 anos eu reecontrasse um grande amigo.E alí estávamos nós dois,um olhando para o outro,o encontro foi tão emocionante que me arrepiei dos pés a cabeça,eu não conseguia parar de sorrir,com a 'malandragem' de quem conhece o outro de 'outras épocas',e com a intimidade que só temos com os grandes amigos...
Depois de andar todos os andares da Exposição e morrendo de emoção a cada grande obra,terminei a noite passando pela loja da Exposição e comprei uma camiseta com a obra O Tocador de Pifano.Voltei para casa super cansada,mas com a sensação de dever cumprido,agora posso morrer em paz! :P
Beijo.
Xibir - Dimmu Borgir
E eu super cansada...=)
Follow Maison de Milla

Comentários

  1. Essas obras são um encanto para os olhos e um deleite para alma com certeza! <3

    ResponderExcluir
  2. they are amazing aren't they? i saw a few different impressionist exhibits in different states. i like to get up close to see the swatches of paint and then step back to see the whole painting. you're looking good mileide! :)

    ResponderExcluir
  3. it's been over 10 years since i've gone but i remember Musee D'Orsay being my favorite on my trip to Paris!

    http://spinning-threads.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. is wonderful to see these works without leaving Sao Paulo ..

      Excluir

Postar um comentário