2010 Mood



Estou extremamente nostálgica durante os últimos dias e acredito que muito disso tem a ver com o final desta virada de década. Ando fazendo um balanço dentro da minha cabeça destes últimos anos e cheguei a conclusão que: "ufa! sobrevivi!"
Quantas vezes nestes últimos anos eu achei que ia morrer sendo levada pela avalanche de acontecimentos negativos - meu Deus! Se alguém me contasse o que iria acontecer nos próximos anos eu acho que iria chorar de desespero dizendo que não iria aguentar, mas estou aqui.
Tenho pensado muito sobre 2009/2010 e posso dizer que 2010 foi o ano que comecei a acordar pra Vida de verdade. E só fui capaz de começar a aprender algo quando meu mundo "confortável" desabou de vez.
Terminar um noivado de 9 anos foi algo que acabou comigo naquele momento, pois eu ainda era apaixonada e sofri demais com o fim de tudo. Me ver naquela situação 'nova' me fazia sentir raiva de tudo o que havia acontecido e de quem eu acreditava ser o responsável. Senti aquele arrependimento típico das coisas que não dão certo...
Muitas vezes nos momentos de raiva e precisando de auto afirmação, eu me fotografava pra tentar enxergar a beleza externa do que eu não conseguia ver por dentro. Eu simplesmente me dei conta de que não conhecia o meu amor próprio - era uma estranha pra mim mesma.
O processo foi longo e muitas vezes doloroso. Me conhecer pra aprender a me amar de verdade levou anos. Depois deste processo descobri que era impossível amar o mundo sem me amar primeiro. Pois todo o sentimento bom para com os outros precisa ser uma extensão de nós mesmos. Logo, toda forma de "amor" que eu havia experimentado era tão doente quanto eu era.
Como resultado do meu amor próprio, parei de fazer fotografias pra exibir a beleza que eu não enxergava em mim. Passei a viver mais e registrar menos, sorrir mais e chorar menos, passei a aprender mais com a Vida e fazer menos drama - foi maravilhoso!
E quase 10 anos depois, eu me vejo diferente quando olho pra uma fotografia minha - não quero provar nada pra ninguém! Sou tão preenchida de mim que não sobra espaço pra vaidades e não tenho tempo para a mesma. Percebi que se eu for uma pessoa melhor pra mim mesma, serei uma namorada melhor - uma filha melhor - uma irmã melhor - uma amiga melhor e um ser humano que pode acrescentar algo.
Mas isso foi uma evolução pessoal, não posso dizer o mesmo do mundo. A maioria das pessoas hoje em dia não querem "perder tempo" se conhecendo pra acrescentar algo a Vida. E neste sentido o mundo já foi melhor do que é hoje.


Comentários