Portinari - War and Peace...

..."uma pintura que não fala ao coração não é Arte,porque só ele a entende.Só o coração nos poderá tornar melhores e é essa a grande função da Arte.Não conheço nenhuma grande Arte que não esteja intimamente ligada ao povo"...  -  (Portinari - 1947)
E é assim que eu começo o post de hoje,com um pedaço do discurso feito por Portinari.Eu acredito que tudo acontece na hora certa com a pessoa certa.Desde a chegada dos painéis de Guerra a Paz (1952-1956) a São Paulo,eu fiquei louca para ver,mas esperei pacientemente pelo dia certo.O dia chegou e a pessoa certa,foi o Tom.Estávamos conversando e eu disse - "quero ver Portinari"...ele disse: "vamos??",era tudo o que eu precisava,uma companhia que gosta de Arte e que não tem preguiça...
Eu e o Tom seguimos com nossas conversas fiada e risadas,ele teve que lidar com a minha impaciência e eu com o seu excesso de paciência.Entramos no Salão de Atos Tiradentes e ficamos em silêncio,eu fiquei durante muito tempo em frente ao meu painel favorito o Paz,eu amo as cores e os sentimentos que ele traz.Depois fui ver os detalhes do Guerra e percebi que em frente ao Guerra havia mais pessoas.Mil perguntas se passaram pela minha cabeça,e eu percebi que a Guerra e a Paz são inerentes ao ser humano.Entendemos a Paz,mas ela as vezes se parece com aqueles livros de auto-ajuda que entendemos,mas não aplicamos nas nossas vidas.Na maioria das vezes a Guerra é aplicada diariamente,com nós mesmos,com as outras pessoas,com o mundo,com a natureza...com a Vida,e essa Guerra muitas vezes sem intenção,não é entendida.Eu sei que tudo isso é muito complexo,mas foi tudo o que se passou pela minha cabeça.Depois entramos na Galeria Marta Traba,onde está exposto todo o estudo preparatório para a realização de Guerra e Paz,ficamos boquiabertos com a simplicidade dos traços e a complexidade dos movimentos,nessa hora não era mais a "senhorita impaciente" e nem o "senhor viagem"que olhavam aquelas belas imagens,eram duas pessoas comuns querendo entender como alguém com traços basicamente simples,se tornou tão grandioso.O espaço é grande,com imagens maravilhosas,eu amei o Cabeça de Cavalo e o Mãos Entrelaçadas.Há muito mais para se ver lá,há documentário sobre o Guerra e Paz,há documentário sobre restauração,e muito o que aprender não só sobre o própio Portinari,mas sobre nós mesmos.A Arte faz qualquer pessoa filosofar,fazer perguntas e principalmente encontrar respostas.
As maravilhosas obras antes de voltarem para a ONU em 2013,ainda visitarão a Noruega e o Japão,então para quem mora aqui em São Paulo ou para quem está de passagem pela cidade,coloque Portinari em seu roteiro...é emocionante.


Follow Maison de Milla

Comentários

  1. Que imagens lindas que nos mostras querida Mileide :)

    ResponderExcluir
  2. you are right about it being a complex idea. mileide, looking at art warms my heart. i like how i can see how large these pieces are in relation to the people. they are huge! such powerful messages. very meaningful.

    ResponderExcluir
  3. Ted's exactly the most charming is the size of the panels about the people are amazing ..
    Thank you Catia!!

    ResponderExcluir

Postar um comentário